segunda-feira, 18 de abril de 2011

Não são todos iguais.

No passado sábado dia 16 de Abril concentraram-se centenas de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em frente às instalações das respectivas direcções dos Agrupamentos de Centros Saúde (ACES) no distrito de Santarém.

Os utentes organizados pelas comissões locais de utentes e com o apoio de algumas juntas de freguesia e de Câmaras Municipais, reivindicaram junto das direcções dos ACES, por melhores condições no SNS, por mais médicos e pelo transporte de doentes.

Só em Almeirim estiveram algumas centenas de pessoas. Pena é que os responsáveis políticos pela situação em que o SNS está não tenham aparecido ou dado a cara, invés disso limitam-se a dar entrevistas para a comunicação social, revelando os números que todos conhecemos.

Por vezes ouvidos as populações e os utentes do SNS e em tom de desespero dizer que os políticos são todos iguais, mas na verdade não são todos iguais e estas concentrações são o espelho disso mesmo.

Como já havia dito as concentrações foram convocadas por comissões de utentes e foi visível quem foi a força politica que apoiou logisticamente para que as populações pudessem se deslocar para lutar por um direito que é seu. 

Fala-se muito em cidadania, no entanto esta é a verdadeira face da cidadania: o povo a lutar pelos seus direitos. Os partidos que mais falam na cidadania, claro como que um conceito muito distante, só lhe interessam esse mesma cidadania à distância porque depois na hora de apoiar as populações nas suas justas reivindicações, limitam-se a assobiar para o ar. 

Exemplo disso é a Junta de Freguesia da Lamarosa, quando foi para o fediver apoiou os seus munícipes a reclamar junto do Centro de saúde de Coruche, agora que seria para tocar à campainha dos verdadeiros responsáveis, limitou-se a dizer que a Directora do ACES já tinha prometido um médico para a freguesia.
 
Mas onde anda esse médico? Certamente não é nenhum dos 42 médicos colombianos contratados esta semana. Talvez mais perto das eleições autárquicas como acontecem em 2009 no concelho de Alpiarça.

Bem podem depois falar do atraso na abertura do SUB e da falta de médicos no Biscainho e na Lamarosa, quando são complacentes com a politica de destruição do SNS que o governo PS tem levado acabo nos últimos anos.

Mas de facto em politica não são todos iguais; a Junta de Freguesia do Couço e as Câmaras de Benavente, Alpiarça e Chamusca (todas da CDU) deram o apoio à iniciativa cedendo autocarros para o transporte de utentes.

Outro dos factos a registar é que mais uma vez o grupo parlamentar do PCP marcou presença nas concentrações, demonstrando desta forma a sua verdadeira solidariedade com as populações.

Estas concentrações são certamente o inicio de muitas outras lutas que irão ocorrer por todo o País e especialmente pelo distrito de Santarém onde a degradação do SNS é maior e mais evidente a cada dia que passa.