sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Grupo Parlamentar do PCP questiona governo sobre Lar da Lamarosa





Comissão Concelhia de Coruche


Nota de imprensa: Grupo Parlamentar do PCP questiona governo sobre Lar da Lamarosa.

O Grupo Parlamentar do PCP dando cumprimento ao apoio já por si manifestado à conclusão da construção do Lar de São José da Lamarosa e de forma a criar alguma pressão junto das entidades responsáveis, no sentido de melhorar as condições de vida não só da população da Lamarosa mas também da população idoso de todo o concelho de Coruche, apresentou na Assembleia da República a seguinte Pergunta:

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República,
A Associação de Solidariedade Social de São José de Lamarosa, no concelho de Coruche, deu início há mais de cinco anos, a expensas próprias, à construção de um lar de idosos, com capacidade para 38 utentes, de acordo com todos os parâmetros legais existentes. O lançamento da primeira pedra dessa obra contou com a presença de numerosas entidades oficiais, incluindo
Representantes do Governo, e foram prometidos os apoios necessários para a conclusão daquele equipamento, reconhecida a sua enorme importância para a comunidade local.
Acontece porém que os prometidos apoios nunca se concretizaram. Pelo contrário. Após um atribulado processo de candidatura o Programa Potencial Humano o, apoio à construção do lar de idosos foi recusado pela Segurança Social com base num parecer repleto de equívocos e erros de factos sobre a natureza do projecto em causa.
É assim que, esgotados os recursos próprios da Associação promotora do projecto, a obra de construção do lar encontra-se paralisada há cerca de cinco anos, correndo o sério risco de uma degradação que, a prosseguir, poderá tomar-se irreversível.
Entretanto, de modo a viabilizar o prosseguimento da construção, a Associação apresentou uma candidatura ao QREN e, no final do ano de 2010, altura em que visitei o local em causa, aguardava para o início de 2011uma decisão que permitisse retomar os trabalhos quanto antes.

Nestes termos, (…) pergunto ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social qual a situação em que se encontra a candidatura ao QREN, apresentada à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Alentejo, relativa à construção do Lar de Idosos da Associação de Solidariedade Social de São José de Lamarosa.

Coruche, 26 de Janeiro de 2011