segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Gasóleo.

Agora que o Natal passou e a azafama dos embrulhos e dos "Ferrero Rochés"  ficou para trás, resta a a esperança e a vontade que o ano de 2011 seja um ano onde não se cometam os mesmo erros de 2010.

É o mínimo  que podemos exigir, uma vez que 2011 será  certamente um  ano muito difícil para todos nós, devido às dificuldades acrescidas que iremos passar através da imposição do PEC III.

Como era de prever os mercados não acalmaram, pelo contrário, aproveitaram o gesto de fraqueza do PS e PSD  e o silêncio do Presidente da República, para dar  mais uma volta no garrote que aperta Portugal.
Infelizmente o resultado disso será mais desemprego, maior precariedade, o aumento das desigualdades sociais e a estagnação tanto económica como do desenvolvimento social.

Devemos então exigir mais responsabilidades e  coerência na utilização dos dinheiros públicos.

A situação que a seguir irei referir é o exemplo do que todos nós não deveríamos permitir. Lamentavelmente esta é daquelas noticias que embora os órgãos de comunicação social estejam nas sessões de Câmara ou nas Assembleias Municipais, os seus filtros são finos demais para que passem para o público em geral as noticias deste calibre.

Na penúltima sessão de Câmara o Vereador da CDU, Rodrigo Catarino, questionou o Presidente da Câmara de Coruche sobre o presumível abastecimento dos depósitos das carrinhas da empresa que está a gravar a telenovela em Coruche, na bomba existente nas instalações da Câmara na Zona Industrial. O Presidente, visivelmente incomodado, simplesmente afirmou que iria investigar essa situação.

Já na última sessão de Câmara, no passado dia 22 de Dezembro, o Presidente veio a admitir que desde Julho que essa situação está a acontecer.

Incrível! Talvez por  isso os requerimentos apresentados pela CDU a solicitar a cópia do protocolo entre a Câmara e a empresa em causa, ainda não tenha sido entregue. 
O que estará mais a Câmara a dar a esta empresa? Será que o dinheiro já gasto está a trazer o devido retorno ao concelho?
Uma coisa é certa, no dia 24 tive a oportunidade de dar uma passeio pelo comercio tradicional na vila de Coruche e mal se via gente.

Em contraposição a este esbanjar de recursos públicos, a Câmara ainda está a dever ao Centro Materno Infantil do Couço, cerca de 7 mil euros correspondentes aos meses de Outubro/ Novembro e metade do mês de Dezembro, do protocolo celebrado com esta instituição para o transporte de crianças da freguesia para a escola. 

Também ainda há espera de dinheiro, estão os Serviços  Sociais da Câmara, que continuam a aguardar os apoios correspondentes à ultima prestação de 2009 e à totalidade do ano de 2010.

É caso para dizer que aos olhos da Câmara e da maioria do PS no executivo, em Coruche "uns são filhos e os outros enteados". Sendo os coruchenses os enteados.
 
Estas são as opções do PS em Coruche, opções desligadas da população e das suas necessidades e que visam apenas contemplar os egos e vaidades de uma minoria. Este é o tipo de politica que em 2011 todos devemos contestar e que em 2013 todos devemos penalizar. Enquanto o nosso dinheiro, for assim gerido não haja dúvidas que o País não vai sair do aperto em que está e que não teremos uma vida melhor.

Resta-nos, então, exigir mais  respeito, transparência e seriedade em 2011.