domingo, 7 de agosto de 2011

A Morte saiu à Rua.

Vindo das férias cá estou eu de volta e com vontade de consegui voltar a marcar compasso no "Ventos".

Volto bastante bem disposto e até com algumas saudades do trabalho. O Verão está em força e dentro de poucos dias começam as Festas de Coruche, seguidas pela Festa do Avante nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Festa à qual irei regressar nos próximos dias para ajudar a construir.

Infelizmente fui para férias com um post de uma notícia bastante triste e infelizmente regresso com um igualmente triste e que só não publiquei anteriormente por não ter acesso a nenhum PC durante as férias.

No dia 28 de Julho telefonei para casa do meu camarada Manuel Coelho  e fui informado pela familia de que o seu estado de saúde se tinha gravado.

Sabia que não era fácil resolver o seu problema de saúde, de alguma forma até já imaginava o desfecho trágico, no entanto não estava preparado para receber a noticia no dia a seguir.
No dia 29 de Julho fui acordado pelo telemóvel. Era a minha mãe a informar que o Manuel tinha falecido durante a noite.
O Manuel era um grande homem, de grande coração, com uma grande inteligência e perspicácia e sobretudo muito teimoso. Se o digo é porque muitas vezes me vi confrontado com a sua teimosia e porque sei que o lhe disse muitas vezes.

Conheci o Manuel Coelho quando me filiei no partido. Fizemos uma quantas campanhas eleitorais juntos e foi principalmente na última campanha para as eleições autárquicas em 2009, quando o Manuel deu o corpo às balas e concorreu como cabeça de lista da CDU à Freguesia do Biscainho, que pude observar o seu carácter de lutador e  revolucionário.
Após a traição sofrida naquela Freguesia, a luta era severa e o Manuel não só aceitou representar a CDU, como quase sozinho organizou uma lista de pessoas honestas com competência para representar uma alternativa. Um combate desigual, mas onde não teve grandes problemas no debate politico em vencer o actual Presidente da Junta de Freguesia do Biscainho, como se verificava no debate na Rádio Voz do Sorraia.
Para si não era difícil, era um homem que conhecia bem o concelho e as pessoas.

Eleito na Assembleia Municipal até ao presente mandato e vereador da Câmara Municipal de Coruche entre 87 e 89, foi um dos grandes responsáveis pela duplicação dos votos da CDU na Malhada Alta onde residia, pela construção da casa mortuária dessa localidade, pela dinamização da actividade desportiva no concelho nomeadamente no Grupo Desportivo e Recreativo da Malhada Alta, onde assumia tarefas de elevada responsabilidade.

Acutilante nas suas intervenções, muitas das vezes e por se sentirem incomodados, os seus adversários tentavam fazer troça de si, no entanto a sua seriedade e a sua superioridade ética e moral nunca permitiu que tivessem verdadeiros argumentos para o confrontar.

O Manuel Coelho era Comunista. Até a doença o afastar da frente de combate esteve sempre lá. Quando já não podia mais manteve-se na retaguarda e sempre atento ao mundo que o rodeava. Pude comprovar isso mesmo nas ultimas eleições Presidenciais quando ainda doente se preocupou em encontrar substituto para si na mesa de voto da Malhada Alta.

Muitas mais palavras podiam ser ditas sobre o Manuel, mas  a verdadeira homenagem é a sua recordação e o seu exemplo enquanto homem e enquanto revolucionário e esse jamais irá cair no esquecimento.

Até sempre camarada.