domingo, 18 de setembro de 2011

Sitio Classificado da Agolada.

Como dizia o poeta: " o mundo pula e avança como bola colorida entre mãos de uma criança". Infelizmente nem sempre esse avançar é o mais correcto e a evolução dos tempos não é sempre significado de melhorias nas vida dos seres humanos.

A perspectiva dos três oitos, defendia que é possível dividir um dia em três períodos e assim ajudar a sociedade a desenvolver-se e ao mesmo tempo ter qualidade de vida e evoluir enquanto ser humano tanto a nível pessoal como profissional.

Sabemos que hoje e devido em muito às mudanças que o mundo do trabalho tem sofrido tanto em horários como em aspecto de localização, hoje é cada vez mais raro alguém trabalhar oito horas e depois poder ir relaxar e gozar algum tempo livre.

Existem locais que bela sua beleza natural e pela sua proximidade dos aglomerados populacionais, são locais com características ideais para que as populações mais próximas possam desfrutar deles.
Um desses sitio é o Açude da Agolada. Lembro-me de ir lá em miúdo com os meus pais e ver o Açude repleto de famílias que aproveitavam os fins de semana para fazerem pic-nics, para pescarem ou simplesmente tomarem banho nas águas da Agolada.
Mais recentemente e embora com muita irregularidade, sempre que me é possível aproveito para ir correr um pouco até lá. Tenho observado assim ao longo dos tempos a degradação que este lugar, aliás considerado como sítio classificado pelo Ministério do Ambiente, tem sofrido ano após ano.

Na realidade a caminho do Açude já se acham pequenas pérolas do desmazelo político que vai havendo no concelho de Coruche, seja as estradas esburacadas, as canas e o mato a entrar pela estrada a dentro, esgotos entupidos ou até simplesmente uma placa toponímica completamente degradada.
Mas o Açude da Agolada,, está realmente "entregue aos bichos". Ele é bancos partidos e reparados pela boa vontade de alguém, vedações partidas e igualmente reparadas, casas de banho desactivadas, chafarizes sem torneiras e sem água, painéis informativos e o circuito de manutenção completamente destruídos e sobretudo muito lixo.

Enquanto este espaço se degrada a maioria do PS na Câmara de Coruche faz de conta que não vê nada e vai deixando passar. Aliás a única coisa que tem feito é pagar aos nadadores salvadores para no Verão vigiarem o local.

Este é mais um exemplo da falta de coragem do PS em Coruche e enquanto isso o Açude da Agolada que deveria  estar cuidado e disponível para todos os coruchenses, pelo contrário afasta cada vez mais as pessoas.

O argumento de que as pessoas degradavam o Açude já há muito que caiu  por terra, visto que na altura em que a CDU estava no poder na Câmara de Coruche, este era limpo e arranjado sempre que preciso. E agora? agora é ver as fotos.











Lamentável mas é verdade e enquanto isso vão brincando aos comboios.