segunda-feira, 7 de março de 2011

PS Faz Mal à Saude.

Embora com  uma semana de atraso, não posso deixar de publicar este post, pelo  simples facto de ser bastante esclarecedor sobre a política de saúde do Partido Socialista e dos seus eleitos.

Há uma semana atrás, na última Sessão da Assembleia Municipal de Coruche, realizei uma intervenção em nome do Grupo Municipal da CDU, onde  para além de uma exposição da situação da saúde no concelho de Coruche, que por sinal é bastante preocupante, era ainda exigidas responsabilidades politicas aos eleitos do PS.

Responsabilidades por apoiarem as politicas do governo que unicamente têm contribuído para a degradação e destruição do Serviço Nacional de Saúde, responsabilidades por em vésperas de eleições terem criado ilusões aos coruchenses e por fim responsabilidades com pactuarem com a situação existente não exigindo responsabilidades ao governo. Em vez disso e por forma a ficarem bem na fotografia e fugirem às suas responsabilidades, aparecem numa manifestação em frente ao Centro de Saúde de Coruche exigindo médicos de família.

É certo que tamanha solidariedade junto da população idosa e a participação numa manifestação organizada de forma sectária, com intenção apenas de dar protagonismo a dirigentes e eleitos do PS, é capaz de servir de areia nos olhos de alguns, mas para os mais atentos não.

Então é no Centro de Saúde que estão os responsáveis pela falta de médicos? Não. Então porque não se mobiliza a população para Almeirim onde estão os destacados quadros políticos do PS que são responsáveis pela Administração dos Centros de Saúde? Ou para o Governo Civil?  É lá que está a responsável politica do distrito de Santarém. E porque não até à Assembleia da República ou até ao Ministério da Saúde? A Ministra da saúde é a responsável por todo o descontrolo existente.
É claro que isso seria mais difícil e colocaria os lobies locais em causa, ou pior obrigaria os eleitos do PS em Coruche a admitir que tudo o que disseram nas eleiçções em relação à saúde no concelho era categoricamente uma mentira.

Como seria de esperar a intervenção não foi pacifica e os eleitos do PS rapidamente montaram um cenário de descontentamento com o governo e de distanciamento das politicas de saúde do mesmo. O Presidente da Assembleia Municipal chegou mesmo a dizer: "O governo mentiu". Mas como o teatro ainda não estava suficientemente dramático alguns mais corajosos tiveram ainda a desfaçatez de utilizar o seguinte argumento: " Nós não temos problemas de pensar pela nossa cabeça e dizer mal do governo, já outros não a teriam". Uma autentica pérola de demagogia quando confrontado com o que se passou cinco minutos depois.

O PSD apresentou uma moção, que de facto não era controversa ou ofensiva para ninguém e que unicamente exigia responsabilidades ao governo.

É então neste momento que se dá a reviravolta e os pensadores liberais do regime autoritário do PS, se erguem de forma heróica em defesa da honra do governo.

De facto um momento espectacular e único onde se pode constatar as maravilhas resultantes do pensamento livre do PS. Era ver os eleitos todos do PS contra a moção e na altura da votação somente tiveram vergonha e assumiram o discurso por si encetado minutos antes.

Como se isto não bastasse serviram-se ainda os eleitos do PS de um conjunto de situações mais ou  menos pontuais para defender a politica de saúde do governo e responsabilizar os reformados e os utentes porque segundo estes, vão demasiadas vezes ao médico por coisa pouca.

 Só não conseguem esconder os verdadeiros números e esses são de fácil compreensão: há 20 anos haviam 16 médicos no concelho de Coruche e actualmente só existem 9. Cada médico têm mais de 1800 utentes quando no máximo deveria ter 1500.


Depois ficam indignados com a minha afirmação de responsabilização por conivência com o sistema? Basta olhar para o terreno, sentir o dia a dia e facilmente podemos constatar que a qualidade dos cuidados de saúde no concelho de Coruche pioraram e que o PS e os seus dirigentes e eleitos nada fizeram. Bem pelo contrário em 2009 lançavam os foguetes e faziam a festa sozinhos... pois bem agora deveriam também apanhar  as canas.


Da minha parte, pessoalmente não me admira nada esta posição do PS, bem pelo contrário prova mais uma vez que para o que é realmente  essencial para o bem estar e a qualidade de vida das populações, o PS foge às suas responsabilidades.


Nem uma simples moção são capaz de aprovar quanto mais mobilizar para combater os problemas.


Só espero que a população da Lamarosa saiba deste triste acontecimento, mas não me parece que isso vá passar para fora da Assembleia Municipal, pois infelizmente o novo "Patrão" da Rádio Voz do Sorraia, enquanto eleito e dirigente do PS foi um dos que votou contra a moção.


É caso  para dizer que o PS faz mal à saúde.