quarta-feira, 28 de julho de 2010

E mais uma vez Portugal é submetido aos interesses Externos.

Hoje é noticia em todos os jornais a decisão da PT em abandonar a operadora "VIVO" e de ceder aos interesses da operadora espanhola "Telefónica".

Embora  Zeibal Bava (presidente da PT), venha a público disser que o futuro da PT não é na "VIVO" mas sim na "OI", o gato ficará sempre com o rabo de fora. 

A "VIVO" é responsável por 50% do lucro da PT, sendo uma empresa em constante crescimento, o que a tornou muito desejável para a "Telefónica". Já a "OI" está a deparar-se com uma difícil situação financeira.

Embora muito se tenha especulado sobre a golden share que o estado detem na PT, com esta cedência fica provado que o governo só a utilizou para que a administração da PT conseguisse criar espaço para sair de forma airosa de todo este processo.

Não existiu nem por parte da administração da PT, nem por parte do governo qualquer movimentação para que se preserva-se a dignidade de uma empresa nacional em que o estado ainda tem especiais responsabilidades e para que se assegurasse a continuidade de uma parte da empresa que tanto dinheiro fazia entrar nos cofres do estado.

Uma vergonha! Mais uma vez o governo cede aos interesses do capital estrangeiro e ignora as consequências que daí podem vir a resultar. 

Para além da questão económica poderá ainda estar dependente a continuidade de muitos trabalhadores na PT. Actualmente a empresa congela salários... resta saber se sem esta fonte de lucro irá ser reduzido o número de postos de trabalho na empresa.

Numa altura em que o desemprego já é mais de 10% é este o contributo que o governo dá aos trabalhadores portugueses!