quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Comboio do despesismo.

Por diversas vezes a CDU questionou o PS e o executivo na Câmara de quanto custava ao município o protocolo entre a CP e a autarquia. 

O Grupo Municipal chegou a apresentar um requerimento a solicitar uma cópia desse mesmo protocolo e num gesto antidemocrático nunca antes visto no poder local em Coruche, o Partido Socialista sonegou informação negando essa informação aos eleitos da CDU.

No entanto por vezes o gato não consegue deixar de ficar com o rabo de fora. Através desse rabo entalado é impossível ao executivo da Câmara Municipal de Coruche,esconder que por mês paga 1150€ pelo serviço de taxis... serviço esse que a maior parte das vezes serve para transportar 2 passageiros até ao comboio.

No entanto e por muita sonegação de informação que exista,  desta vez o Partido Socialista e os seus eleitos foram "atraiçoados" pelos interesses financeiros  da CP, como aliás já se calculava. 

Veio então o presidente da CP, José Benoliel, assumir a público que em menos de um ano este serviço de comboio já atingiu um prejuízo de 296 mil euros. Prejuízos esses que serão repartidos entre a CP e as Câmaras do Cartaxo, Salvaterra e Coruche.

José Benoliel, afirmou ainda que as Câmaras em causa não têm cumprido o protocolo. 

De momento as únicas saídas que se vislumbram para o executivo do PS na Câmara de Coruche são; Ou paga o que deve e mantém a farsa (infelizmente com dinheiros dos munícipes) ou "dá o braço a torcer" e pede a resolução imediata do protocolo (por forma a não prejudicar mais os coruchenses).

Estes resultados já eram espectáveis, visto que quando foi retirado de circulação o comboio que ligava Vendas Novas ao STIL, a CP afirmava que essa ligação somente gerava 550€ de receitas mensais.

No entanto para se afirmar em campanha eleitoral o Partido Socialista e os seus candidatos fazem de tudo e criaram toda uma ilusão à volta do regresso da ligação do comboio a Coruche, por forma de criar falsas expectativas aos coruchenses e assim conquistar mais um punhado de votos.

Pior que essa situação, somente o prolongamento da ilusão quando orgulhosamente se publicou no Boletim Municipal a noticia que o comboio transportava em média 700 pessoas por semana.... e realmente transportou durante o período eleitoral em que a Câmara também pelas mãos do PS ofereceu viagens gratuitas e almoços gratuitos aos reformados do concelho de Coruche. 

Quando eu próprio numa sessão da Assembleia Municipal interroguei o Sr. Presidente da Câmara sobre essa situação a resposta dele foi baseada num desconversar e num reconhecer que as viagens oferecidas tinham influenciado em muitos os resultados que indicavam o número de passageiros de comboio. Na verdade o comboio transporta em média menos de 20 passageiros, partindo de Coruche 5 ou 6 passageiros.

Infelizmente mais um exemplo da teimosia, arrogância e autismo do Partido Socialista em Coruche, que desta forma continua a esbanjar o dinheiro de todos nós para manter algumas ilusões.