segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A diferença na gestão CDU.

Este é o segundo mandato em que cumpro tarefas do meu Partido enquanto eleito na Assembleia Municipal de Coruche. 

Neste segundo mandato, não fui eleito directamente e como tal sou suplente. Ainda assim em cada sessão tento dar o meu melhor para o que considero ser um acto de cidadania e para que os interesses dos coruchenses em geral e especialmente de todos aqueles que apostaram o seu voto na CDU, na esperança de uma verdadeira gestão de esquerda nos orgãos autárquicos do concelho, não fiquem desapontados ou se sintam simplesmente traídos. 

Todo o percurso que realizei até agora tem sido bastante importante na minha formação pessoal enquanto cidadão, mas também tem servido para cada vez mais reforçar os meus ideais e convicções.

Hoje deparei com uma noticia no "Mirante online", com o titulo "Há cada vez mais pessoas a pedir ajuda para tomar uma refeição em Benavente". Esta pequena noticia demonstra bem o estilo de gestão que defendo que um município deve ter durante um período de crise como este que estamos a passar e onde são pedidos constantes sacrifícios a pessoas e entidades. 

A noticia a que me refiro,  dá nota do crescimento do número de famílias que solicitam  apoio à Câmara Municipal de Benavente, para que simplesmente possam ter uma refeição quente para comer. O apoio da Autarquia às famílias é de tal forma que só no mês de Julho de 2010, a Câmara pagou 5 mil euros a duas associações que através de protocolo apoiam esta iniciativa, por forma a "
aliviar o sofrimento de algumas famílias”.

Segundo a noticia existem famílias inteiras, desde o avô ao neto a precisarem de apoio e por isso algumas famílias vão todos os dias levantar até mais do que uma refeição quente. Não existe um esbanjamento de dinheiros públicos porque os casos são conduzidos de forma rígida pelos serviços de acção social do município, que selecciona os casos um a um e define quem  tem direito a almoço ou a almoço e jantar.

Quem recorre a este apoio que a Câmara de Benavente proporciona, não é obrigado a sentir o estigma da exclusão social, pois simplesmente levanta as suas refeições e discretamente vai comer em sua casa. Forma justa de proporcionar apoio a quem até em alguns casos, já deu  muito ao país, mas por infortúnio da vida está desempregado ou em dificuldades à espera de qualquer apoio social.
É certo que a responsabilidade deste tipo de apoio não é das autarquias, mas realmente é importante valorizar esta iniciativa que de uma forma justa ajuda a aliviar as dificuldades de quem precisa. 

Benavente é uma autarquia CDU e esta é a opção politica do executivo em tempos de crise; ajudar os munícipes e desenvolver o concelho de Benavente para todos sem esquecer ninguém.

No concelho de Coruche por sua vez, a maioria PS no executivo da Câmara Municipal, demonstra claramente a sua opção politica na gestão do município quando entre outras medidas entrega por ajuste directo em 14 de Julho de 2010, à empresa Plural Eventos S.A, a quantia de  31.428€. 
Segundo a autarquia este valor é referente à " Prestação de serviços de promoção do Município em novela da TVI".
Esta é a diferença entre o PS e a CDU. 

A pergunta que se impõe e numa altura em que a Câmara de Coruche entre outras medidas corta 20% nas verbas para as freguesias é esta; Será que a Plural  eventos precisa mais de apoios financeiros que as familias do concelho de Coruche?

A resposta é clara: Não. No entanto é só mais uma opção de classe do Partido Socialista em Coruche, que tal como o Partido Socialista no governo, prefere apoiar entidades com vista a alimentar o seu protagonismo em vez de apoiar as as famílias, os trabalhadores e os portugueses.