sábado, 16 de outubro de 2010

Mais uma semana de luta.

Mais uma vez chegamos ao final da semana e mais uma vez entre as tarefas que  tenho para cumprir, este projecto ficou para trás.

Volto então esta semana a fazer as minhas reflexões em formato compacto.

No inicio da semana que agora termina, o distrito de Santarém teve a honra de receber o Grupo Parlamentar do PCP, que escolheu este distrito como local para as Jornadas Parlamentares 2010.

Das diversas reuniões e contactos que o Grupo Parlamentar teve com entidades, empresas e cidadãos, dos mais diversos quadrantes sociais do distrito, fossem eles a Direcção da União dos Sindicatos ou a Administração da Martifer, pretendo destacar a sessão pública, que decorreu na Vila do Couço.

Casa cheia de militantes comunistas e comerciantes que aceitaram o convite do PCP e vieram debater "A degradação dos serviços públicos".
Tema que infelizmente abrange muitas localidades pelo país fora, mas que no Couço se reveste de especial importância e encaixa que nem uma luva.

O Couço, infelizmente, tem sido uma das localidades do país mais votadas ao abandono pelos diversos governos e pelas suas politicas de direita.

Actualmente a situação dos serviços públicos na freguesia é a seguinte: Os bombeiros só funcionam à noite e ao fim de semana, o posto da GNR muitas das vezes só tem um soldado (comandante de posto- irónico), a escola perdeu a sua direcção eleita democraticamente e viu-se a ser introduzida num mega-agrupamento em que a sede fica a 30km (afastando os alunos, os pais os professores do que deveria ser um convívio salutar e numa gestão democrática), os correios tenta passar as suas responsabilidades enquanto serviço público para a Junta de Freguesia, a extensão do Centro de Saúde funciona das 9 às 16 e  por fim, a última gota de água num copo a transbordar de problemas é o encerramento do balcão da segurança social.

Todos estes exemplos são a demonstração clara do respeito que o PS tem pelas populações e sobretudo por aqueles que tanto lutaram para conquistar Abril.

Ou será este um castigo por a população do Couço continuar como sempre a lutar pelos seus direitos, pela justiça, pelos serviços públicos e pela sua liberdade? Talvez tudo isto se trate apenas de um ajuste de contas como o que o Mário Soares fez com a reforma agrária.

Esta sessão pública serviu sobretudo para que os deputados do PCP pudessem mais uma vez ouvir as populações, por forma a poderem agir sempre em conformidade para resolverem os verdadeiros problemas do povo português.

Ainda no âmbito geral, destacar,ainda a importante jornada de luta que a Interjovem desenvolveu no dia 12 e que concentrou centenas de jovens, que em forma cordão humano levaram 20 mil assinaturas, até à  Assembleia da República, exigindo desta forma que para cada posto de trabalho permanente que exista um vinculo laboral efectivo.

 No âmbito do meu sector e após inúmeras tentativas de resolução pacifica dos problemas referentes a duas empresas instaladoras, sediadas no distrito de Santarém, o Sindicato viu-se forçado a requerer uma intervenção do ACT, para que seja reposta a legalidade.

Uma desta empresas abusivamente retirava aos trabalhadores, os valores correspondentes às franquias de seguros das carrinhas por eles acidentadas e a outra através de ameaças de redução de postos de trabalho e de coação directa, convencera os trabalhadores a assinarem um  documento em como aceitariam que lhe baixassem a remuneração. Duas Ilegalidades!


Esperemos que o problema se resolva de forma célere, pois cada dia que passa os trabalhadores destas duas empresas, vêem mais reduzido o seu vencimento e consequentemente o seu orçamento familiar.


Enfim, foi mais uma semana de luta!