quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Com papas e bolos...

Confesso que nos últimos dias tenho tentado conter-me para não escreve sobre os dois temas que se seguem. No entanto já não dá para engolir mais.

De forma a assinalar o centenário da República, a Câmara de Coruche, promoveu a exposição "100 Anos de República(s), Presidentes da Câmara Municipal de Coruche".

Valorizo o facto de uma exposição sobre o  centenário da República até porque julgo ser de justiça histórica que se lembre porque se fundou a República e quem foram os homens e mulheres que em actos revolucionários deram a sua força e em alguns casos até a sua vida, pelo sonho de uma sociedade em que fosse o povo a decidir e não alguém que teve a sorte de nascer com um anel no dedo.

No entanto não posso deixar de considerar uma ofensa para o concelho, para os coruchenses e para os patriotas e democratas portugueses, a colocação em igual modo de Presidentes de Câmara fascistas, com Presidentes de Câmara Democratas.

O pior é que já não é a 1ª vez que esta situação se sucede. Quem não está lembrado da longa odisseia em torno da estátua do Major fascista?
Nesse processo a Câmara deixou-se enrolar completamente, mas os eleitos do PS ainda tiveram vergonha e na altura de  votar a colocação  da estátua, acabaram por voltar atrás.

Em relação à exposição do centenário da República isso não aconteceu. Todos nós podemos ver na Praça da República, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, a forma como fascistas que condenaram o país ao retrocesso e que tanto mal fizeram às gentes de Coruche, em mesmo pé de igualdade que aqueles que ajudaram a conservar a liberdade no concelho e que desenvolveram o concelho através da melhoria das condições de vida dos coruchenses.

Enfim, simplesmente uma vergonha, mas que demonstra bem a sensibilidade  do PS para com o 25 de Abril e o povo que lutou pela sua concretização e manutenção.


Outro assunto que me parece pertinente aqui colocar, é a abertura por parte da Câmara Municipal de um concurso de moda.


Insólito sem dúvida. Mas há uma questão que me surge ao ver ao ver tal "casting".
Quanto vai receber o actor da novela para realizar a sessão fotográfica?

É isto a politica de juventude para o concelho de Coruche?
Não me parece que seja este tipo de iniciativas que vão prender os jovens no concelho.

Depois ainda surgem outras questões puramente éticas.
Então a Câmara diz não ter dinheiro e por isso: aplica a taxa de IMI nos seus valores máximos, aumenta as mensalidades das creches municipais 14%, não actualiza os valores das bolsas de estudo atribuídas, recusa-se a implementar a opção gestionária e para este tipo de iniciativas existe dinheiro?

Pergunto-me o que será mais importante, vender falsas ilusões ou investir o dinheiro dos nossos impostos num verdadeiro apoio aos coruchenses?

Realmente não se percebe, mas parece que a ideia do PS é levar à prática, o famoso provérbio popular: "Com papas e bolos..."