terça-feira, 5 de outubro de 2010

É Greve Geral!

Infelizmente não tenho conseguido arranjar o tempo necessário para que de forma assídua seja possível colocar neste espaço as reflexões por mim tidas diariamente, sejam elas de vivências pessoais ou sobre temas que me suscitem curiosidade.

No entanto parece-me de extrema importância que faça um pequeno resumo da semana anterior:

No passado dia 29 realizaram-se duas manifestações, em Lisboa e Porto, convocadas pela CGTP.

Em dia de luta nacional, o balanço não podia ser melhor. Mais de 150 mil pessoas participaram nestas duas manifestações.

Em Lisboa já o Secretário Geral da CGTP-IN terminava a sua intervenção, em frente à Assembleia da República, quando ainda estava a partir do Marquês de Pombal, a cauda da manif. Pelo caminho ao passar pela sede nacional do Partido Socialista, milhares gritavam: "MENTIROSOS, MENTIROSOS, VOCÊS SÃO UNS MENTIROSOS!".

Nesse mesmo dia e indiferente ao mundo à sua volta, José Sócrates e a restante corja dão a conhecer ao país mais um pacote de medidas de austeridade. Dizem ser vital para a economia do país e para que não se afundemos todos juntamente com os destroços de um país que podia ser tudo e que se vê vetado à incompetência e aos interesses do grande capital.

Desfaçatez! O povo saí à rua, manifestasse contra o desemprego, a precariedade, as diferenças sociais e as dificuldades com que vive e os burocratas burgueses anunciam mais do mesmo.

Custa a acreditar mas é verdade, a solução que nos indicam para ultrapassar as dificuldades é atacar os mesmos de sempre, aumentando o IVA, reduzindo mais uma vez as prestações sociais, o congelamento de salários, o corte nos salários acima de 1500€ (nitidamente salário de rico... pelo menos em relação ao salário mínimo que pelos vistos também vai ser congelado), a redução nas transferências para as autarquias, o aumento do IRS para os idosos, etc.

Cortes cegos que em vez de ajudar vão piorar a situação do país. Cortes que vão agravar as condições de vida de todos nós, se não vejamos: Os casais que recebam 620€ per capita irão ficar sem direito ao abono de família, os idosos já com pensões de miséria agravadas pelo preço dos medicamentos que passaram a ser pagos, irão ter que pagar IRS como os restantes, o aumento do IVA para 23% que só irá fazer existir menos consumo interno e os cortes nas transferências para as autarquias que irão deixar de realizar obra e assim estagnar o mercado local.

Sobre a falta de produção, o desemprego, a precariedade, nada foi  dito.

Veio ainda Almeida Santos dizer que as crises não podem ser só dos governos. Curiosa afirmação. Qual é o vencimento do Sr.? É que para o povo a crise representa ter menos comer na mesa e para o governo, apenas a possibilidade de não vir a ser reeleito.

Face a esta ofensiva, o Concelho Nacional da CGTP-IN reuniu no dia 30 e deliberou convocar a forma superior de luta... a Greve Geral.

Também neste dia reuniu a Assembleia Municipal de Coruche e o PS voltou a penalizar os coruchenses com a aplicação das taxas de IMI nos seus valores máximos. 
A CDU rejeitou através do seu voto esta medida e sugeriu que face ao agravar da situação social dos portugueses, que os valores pudessem ser reduzidos em 0,1%, como forma de ajuda às famílias do concelho.
Mas o circo é tal que uma das Vogais do Partido Socialista apoiou convictamente os valores máximos da taxa de IMI, pois segundo a própria a Câmara tem dado um excelente apoio à realização da novela e como tal ao surgirem imagens muito bonitas do concelho de Coruche, este está no mapa.
Santa hipocrisia! Não sei o que é pior, estar no mapa como um latifundiário pistoleiro ou ver o dinheiro dos coruchenses ser alegremente esbanjado em prole de conteúdo para revistas cor-de-rosa.

Ainda antes desta intervenção foi possível a todos os presentes ouvir uma das moções do MIC.  Desta vez não houve lugar para saudações fascistas, mas andou lá perto. O MIC tratou de saudar o 5 de Outubro de 1143, data em que foi assinado o tratado de Zamora e em que teve lugar a fundação de Portugal. Até aqui nada de mais, o pior foi a declaração de voto do Vogal que propôs a dita Moção. Enfim uma Moção que repudiava a república e venerava a monarquia... só desgraças!

A CDU apresentou uma moção de censura ao presidente da Câmara, pelo comportamento anti-democrático que demonstrou no último ano para com os eleitos da CDU e pela constante sonegação de informação e negação de direito de oposição.

No dia 1 de Outubro a CGTP-IN reuniu em Plenário Geral e foi reafirmado por unanimidade pelos presentes, a necessidade da realização da Greve Geral, convocada para 24 de Novembro.

No mesmo dia a regressar para casa, ouvi o ministro das finanças a dizer que o salário mínimo também iria ser congelado. Mais um rude golpe!

A falta de respeito e o autismo do PS tornaram-se gigantescos.
Se havia ainda quem julga-se que a Greve Geral era precipitada, ora cá está mais um factor para que todos participemos nela e contribuamos para um país melhor.

É altura de todos nós, os trabalhadores deste país, arregaçarmos as mangas e fazermos por nossas mãos a diferença. É altura de dizer: Basta de Injustiças, queremos um futuro melhor.

É altura de todos nós dizermos: Viva a Greve Geral!