quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ainda sobre a diferença numa gestão CDU.

Há duas semanas atrás dei nota sobre a iniciativa da Câmara de Benavente em ajudar as familias mais necessitadas do concelho.

Hoje sinto-me na obrigação de divulgar a iniciativa da Câmara Municipal da Vidigueira que sabendo das dificuldades da grande generalidade dos munícipes optou por suportar a totalidade dos custos dos livros de todas as crianças do 1º e 2º ciclo do ensino obrigatório.

Com este apoio que já se repete há 4 anos, 300 famílias são ajudadas a suportar as dificuldades que o seu baixo orçamento familiar, influenciado pelo desemprego e pela precariedade lhes provoca sobretudo no inicio do ano lectivo.
O Presidente da Autarquia afirma com orgulho: -"É nosso entendimento que a escola deve ser gratuita.". Afirma ainda: - "o desemprego e as desigualdades têm que ter eco no poder local.".

A Câmara da Vidigueira assume com esta iniciativa custos de 25 mil euros e entrega ainda diversas bolsas de estudo aos 70 estudantes residentes no concelho, num total de 75 mil euros.

Palavras para quê? O executivo da Câmara da Vidigueira é um executivo CDU. 

Um executivo profundamente ligado  às populações e aos seus problemas e necessidades. Um executivo que aposta na juventude como forma de dinamizar o concelho e desta forma contribuir por um país melhor e mais solidário.

A Câmara da Vidigueira é um exemplo para o governo (que não garante o ensino gratuito) e para outros executivos municipais que em vez de apoiar as populações, preferem gastar o dinheiro dos impostos de todos nós em actividades supérfluas que visam apenas encher os egos e ganhar eleições.

Em Coruche o PS opta por fixar a taxa máxima de IMI, aumentar o custo das creches, não aumentar o salário aos trabalhadores municipais, reduzir os apoios às freguesias e às associações.

Enfim.... mais uma vez é a diferença entre uma gestão CDU e uma gestão PS!