quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maio Saiu à Rua.

 Embora a pressão e a a desinformação ideológica seja muita, felizmente hoje não é preciso comemorar o 1º de Maio como tiveram que comemorar muitos trabalhadores durante os 48 anos da ditadura fascista em Portugal.

A foto abaixo mostra-nos ainda assim a força e a determinação dos trabalhadores do Couço, que embora soubessem que estavam a ser  vigiados pela PIDE (em  sob o pretexto de uma pescaria) não deixavam de comemorar o 1º de Maio, montando eles inclusivé as suas próprias defesas como se pode ver nos homens em cima da ponte que observavam  os PIDE's.

Foto de 1962, meses antes da conquista das 8 horas de trabalho. Assim não admira que fosse possível conquistar as 8 horas de trabalho, eram muitos a desafiar o patrões os agrários e os fascistas se é que podem ser dissociados uns dos outros.


 Mas se no passado foi assim, no presente o descontentamento e a vontade de lutar por um futuro melhor não param de crescer, tendo dado este ano  forma e cor às maiores manifestações do 1º de Maio dos últimos anos.

Em Santarém não foi diferente e este as comemorações do 1º de Maio foram as maiores dos últimos anos.
Para além das iniciativas que reuniram dezenas de crianças, a manifestação foi um sucesso e comprovou que  que no distrito há muita gente disposta a lutar e  é possível  a unidade e a convergência de esforços para vencer este governo e a sua politica ultraliberal de destruição das conquistas do 25 de Abril.

Confesso que embora a chuva da manhã tenha-me assustado este veio a revelar-se um grande 1º de Maio e que para mim teve um sabor muito especial pelo facto de ser o meu 1º de Maio com as tarefas que tenho na União dos Sindicatos de Santarém.

Ficam algumas fotos para que quem não participou perceba a dimensão da iniciativa e para tentar que percebam que estar na rua é lutar por nós e pelo que é nosso, é dizer não há miséria e por isso que aceite juntar-se a nós no próximo 1º Maio.

Viva o 1 de Maio!